O curso tem como objetivo apresentar as principais ferramentas para desenvolver um escritório ou departamento jurídico com mais eficiência e estratégia.
O curso tem como objetivo apresentar as principais ferramentas para desenvolver um escritório ou departamento jurídico com mais eficiência e estratégia.
Com os avanços tecnológicos, não é mais possível manter o departamento de Operações Jurídicas da mesma forma. Em tempos digitais, a relação do Direito com a adoção de novas tecnologias se estreitou e criou novas possibilidades de atuação, inclusive no setor de Legal Operations.
A implementação de mecanismos de automação, metodologias ágeis e a utilização de Business Intelligence, por exemplo, já fazem parte da realidade de quem atua nesse universo. Além disso, a necessidade de uma liderança jurídica com mindset inovador e o conhecimento macro dos diferentes tipos de gestão são determinantes para o sucesso na nova realidade 4.0 do setor de Legal Operations.
Pensando nessa nova realidade exponencial do setor, o curso busca trazer o guia completo das gestões primordiais para o funcionamento do ecossistema da área, além da crescente implementação de meios tecnológicos para o setor.
Com o nanodegree em Legal Operations, o profissional jurídico conquistará as principais soft skills para a atuação 4.0 na área, ficará por dentro das atualizações do setor e estará pronto para os desafios de um futuro próximo do departamento do Legal Operations.
Aula de Introdução
1) Gestão legal: Os Pilares da Gestão Legal;
2) Gestão jurídica e o mundo “VUCA” (ou seria ‘bani”?!);
3) CLOC & ACC ou CLOC X ACC?;
4) Mandala CLOC e proposta do curso;
5) Case 1: Kovi;
6) Case 2: Tozzini Freire.
Planejamento Estratégico
1) Ações de curto e médio prazo conectadas a prioridades de longo prazo e alinhadas ao negócio;
2) Compreensão e criação de Panoramas Estratégicos;
3) O alinhamento às necessidades dos stakeholders;
4) Incorporação dos valores de equipe e da organização aos os objetivos e à execução;
5) Case 3: Gympass;
6) Case 4: Lawgile e Hernandez.
Gestão Financeira
1) Como desenvolver, gerenciar e comunicar o orçamento;
2) Projetando modelos que funcionem para sua equipe;
3) Identificando novas oportunidades que gerem economia e eficiência;
4) Como trazer maior previsibilidade e consistência ao o orçamento e planejamento financeiro;
5) Como melhorar o compliance e a comunicação com o o departamento financeiro.
6) Case 5: Suzano
7) Case 6: Escritório de advocacia
Business Intelligence ou Legal Intelligence?
1) Determinação dos dados para coleta e monitoramento;
2) Criação de conjuntos de dados para análises avançadas;
3) A melhoria dos resultados de curto e longo prazo por meio da análise de dados;
4) Projetação e implementação de métricas e estatísticas;
5) Identificando padrões e oportunidades ocultas;
6) Case 7: iFood
7) Case 8: Governança
Operações Práticas (a construção das operações)
1) Diminuir custos permitindo que o time jurídico esteja focado em tarefas de maior valor;
2) Entender desafios e necessidades para identificar oportunidades que otimizem as ineficiências;
3) Trazer maior velocidade e eficiência para toda a produção jurídica;
4) Case 5: Suzano;
5) Case 6: Case escritório de advocacia. Comunidades de prática.
Modelos de Entrega de Serviços
1) Análise dos tipos de trabalho e processos (natureza estratégica, volume, nível de habilidade requerida) para identificar oportunidades de internalização e terceirização;
2) Aproveitamento da melhor experiência e expertise tanto do o time interno quanto do o ecossistema de prestadores de serviços jurídicos;
3) Inovar usando tecnologia para conectar diversos fornecedores.
Gestão de Firmas e Fornecedores
1) Elaboração de processos justos e efetivos que reflitam as necessidades do negócio;
2) Negociação taxas e modelos de precificação que criem incentivos positivos;
3) Descobrindo novas oportunidades para conexão e alinhamento;
4) Integração de novos fornecedores e empresas de forma ágil e eficiente.
Gestão do Conhecimento e Governança da Informação
1) O que é conhecimento;
2) Tipos de conhecimento;
3) O que é GC;
4) Habilidades da equipe;
5) Como aplicar;
6) Estudo de Caso;
7) Reflexões práticas.
Desenvolvimento Humano
1) Trazer uma visão geral forte para o time e para o planejamento de RH;
2) Desenhos de processos de contratação objetivos, justos e que resultem em um time diverso e eficiente;
3) Apoiar o bem estar do o time focando no equilíbrio entre trabalho/vida pessoal e em niciativas de saúde mental.
Gestão da Inovação
1) Conceitos e tipos de inovação;
2) Modelos de inovação;
3) Processos de Gestão da inovação.
Gestão de tecnologia
1) Criar e implementar um roteiro de tecnologia de longo prazo;
2) Incorporar ferramentas conectadas para gerenciamento de assuntos, gerenciamento de contatos, gerenciamento de IP, assinatura eletrônica e mais;
3) Automatizar processos manuais repetitivos ou que demandam tempo.
Gestão de projetos
1) Planejar, executar, conferir, repetir. O gerenciamento de projetos como um processo iterativo;
2) Conhecer e Comunicar-se. Quanto mais pessoas trabalhando em um assunto, mais difícil pode ser garantir que tudo seja feito em tempo hábil, daí a relevância de conhecer sua equipe, o time de trabalho e conferir liquidez à comunicação;
3) Avaliação contínua. Quando uma questão estiver concluída, aprenda a reservar um momento para a reflexão sobre o trabalho realizado.