Conheça as competências essenciais para ter sucesso na Gestão Jurídica de Contencioso

Se você quer ser expert em gestão de contencioso, esse conteúdo é pra você.

Se tem uma coisa que toda empresa faz questão de ter e enxerga como prioridade é a preocupação com a gestão de contencioso da organização. Afinal, esse é o único caminho para evitar processos judiciais de todos os lados e gerenciar bem as demandas litigiosas.

Se você está chegando agora no mundo do Direito, não tem problema! Dediquei um parágrafo para você: contencioso nada mais é que a área que cuida das ações judiciais, seja processando alguém ou sendo processado. A área vai muito além de ganhar sentenças, já que assegurar o cumprimento de prazos e estar de olho em objetos de conflito também são responsabilidades primordiais de um profissional da área. Deu pra perceber a importância deste setor, não é mesmo?

Como atuar nessa área um tanto desafiadora e vasta? Qual o cargo correto para quem ocupa essa posição? É agora que você conhece o cargo de Gerente de Contencioso.

Gestor de Contencioso é nada mais nada menos que a pessoa encarregada de zelar por toda essa área, no português direto, é o manda-chuva do contencioso. É esse profissional que toma as decisões, juntamente com seu departamento, e gerencia o universo da litigação, seja como gestor de um departamento jurídico ou terceiro.

A realidade 4.0 trouxe mudanças nas demandas de litígio, a área passou por grandes transformações como a Online Dispute Resolution (ODR), a Jurimetria e a utilização cada vez mais presente da Inteligência Artificial no contencioso. Além disso, os profissionais jurídicos dessa área precisam estar cada vez mais de acordo com as novas tendências exponenciais e ter como sobrenome a facilidade para tomada de decisões rápidas e efetivas.

Agora que já te apresentei as principais discussões atuais, chegou a hora de saber como se especializar em Gestão Jurídica Contenciosa e descobrir as principais competências para atuar na litigação:

Inteligência Artificial aplicada

Como falamos acima, a Inteligência Artificial (IA) vem sendo fortemente utilizada nas áreas, e o contencioso não fica de fora dessa inovação. Você sabia que, de acordo com o Valor Econômico, a Receita Federal iniciou, em 2017, testes com IA para acelerar milhares de processos tributários de baixa complexidade?

Assim como outras inovações tecnológicas, a IA aplicada à jurimetria, que é a utilização de estatística no Direito, tem se mostrado cada vez mais vantajosa para o contencioso, já que diminui alguns custos da área. Por isso, é importante que os Gestores Jurídicos de Contencioso estejam atentos às discussões sobre o tema.

Gestão Jurídica 4.0

Será que ainda faz sentido investir em métodos de gerenciamento de trabalho antigos no contencioso? Novas tecnologias e metodologias surgiram e se tornaram peças fundamentais para a atuação em todas as áreas do Direito. São muitas as ferramentas utilizadas na gestão 4.0, mas podemos destacar três: os Métodos Ágeis, o Legal Ops e o uso do Ciclo PDCA, que foca na melhoria contínua.

Enquanto no passado era muito comum utilizar métodos manuais e pouco inteligentes para gerenciar tarefas e equipes, a realidade 4.0 proporcionou softwares ágeis, como Scrum e Kanban, o que transforma o gerenciamento em um processo mais disruptivo e inteligente.

Nesse mesmo ritmo de inovação, o Legal Operations é a outra ferramenta que chega para otimizar a gestão jurídica através de melhores práticas da área e com foco em trazer mais eficiência e estratégia para um escritório ou departamento jurídico.

Já o Ciclo PDCA, sigla inglês que significa “Planejar, Fazer, Verificar e Agir”, se torna mais uma forma de otimizar a gestão jurídica, dessa vez, pensando nestas 4 fases como passos para a solução de problemas de gestão.

Todos esses métodos são essenciais para o profissional que deseja atuar na gestão jurídica de contencioso, já que a realidade é outra e a atualização é necessária.

Análise Econômica e Resolução de Disputas

Além de todas as outras soft skills, a Gestão Jurídica de Contencioso precisa ser liderada por profissionais com capacidade crítica. Isso porque uma das competências necessárias para o Gestor da área é compreender quais caminhos são mais vantajosos, incluindo no fator econômico, na hora de assessorar as partes. É importante que o profissional jurídico pratique esse mindset crítico na hora de atuar no contencioso.

Também deve entrar na mira do jurídico que deseja se especializar na área a preocupação com o aprofundamento na análise econômica-comportamental, já que esse fator influencia (e muito) nas tomadas de decisões. Dentro desse assunto, se encontra o estudo dos vieses cognitivos de uma pessoa, como o viés confirmatório, que é quando uma determinada pessoa faz uma escolha de acordo com sua bagagem; e o viés otimista, que como o próprio nome sugere, é quando alguém otimiza expectativas e tende a antecipar o sucesso das ações.

É importante que o profissional contencioso tenha esse olhar crítico para traçar estratégias alinhadas aos perfis de seus clientes e organização.

Neurociência e Resolução de Disputas

Quem disse que o Gestor de Contencioso só precisa adquirir competências de sua área, se enganou. Cada vez mais o Direito vem se tornando uma área multidisciplinar e no contencioso não é diferente. A utilização da neurociência na área do contencioso é uma ferramenta primordial para o Gestor no momento da tomada de decisão e resolução de conflitos. Afinal, nada melhor que o estudo aprofundado do comportamento humano para entender de vez padrões comportamentais da tomada de decisão.

Você deve ter percebido nessa leitura breve que a área de litígio e a atuação do Gestor Jurídico Contencioso é fértil e com muitas possibilidades, não é mesmo?

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Autores

Dayane Andrade
Head de Marketing na Future Law
Raíssa Amaral
Copywriter na Future Law