"Law is in the air": Compre 1 curso gravado e ganhe outro. Cadastre-se e garanta esse presente!

Marketing Jurídico e Planejamento Editorial - a combinação que a OAB gosta

Planejamento editorial e divulgação de conteúdo. Você sabe como o marketing jurídico agrega com conteúdo e estratégia?

Uma parceria com

Marketing Jurídico e Planejamento Editorial - a combinação que a OAB gosta.

A editoria significa um eixo de conteúdo a ser criado. Em outras palavras, significa os temas que serão abordados na produção de conteúdo de determinada marca.

Aqui, na Future Law, por exemplo, nós falamos sobre dicas curtas, notícias e sobre professores e professoras dos cursos. Escoamos estes conteúdos em diversas plataformas, seja via redes sociais ou pelo nosso blog e newsletter.

Com isso em mente, duas perguntas aparecem:

1 - Como definir o planejamento editorial?

A partir do entendimento de uma marca,ao saber seus valores, atributos e missão, é possível supor quais os conteúdos que o público irá curtir. 

É importante entender, a partir da definição de um tom de voz, como esses conteúdos serão abordados em cada plataforma de divulgação. Sua marca é irreverente? séria? alegre? Você só saberá ao definir um tom de voz, por mais que isto ocorra aos poucos.

É possível entrevistar clientes para entender o que interessaria a eles. O famoso benchmark, isto é, pesquisa de concorrentes, também pode ajudar a obter ideias de como se comunicar com seu público alvo.

Você saberá se sua estratégia está dando certo ou não através dos resultados. Está vendendo mais? conseguindo mais clientes?

Muito importante! Se você não sabe quais as métricas avaliar para determinar se seu negócio está crescendo ou não, se está alcançando seus objetivos, tudo será suposição.

Tenha um pensamento baseado em dados, determine onde quer chegar e como saber se chegou. E as métricas são o meio para atingir essa finalidade.

O planejamento editorial vai te ajudar a criar marketing de conteúdo, que é permitido pela OAB. Com o tom de voz, você pode criar as balizas para não mercantilizar sua marca.

2 - Como escoar estes conteúdos em cada rede social/canal de comunicação?

No início, tudo será suposição. Você pode estudar seus concorrentes e ver quais redes eles utilizam e como se comunicam em cada uma delas. Comece por uma, avance para outra. Faça testes e ajustes, meça o resultado e repita.

São hipóteses, que quando submetidas a testes, poderão ser validadas ou invalidadas. Aprimore a partir dos testes, documente.

Autores

Lucas Gouvea
Head de UX e Growth na Future Law