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Marcas, Ativos Intangíveis e a fala de Kanye West

Entenda como a Adidas sacou o valor dos ativos intangíveis e rompeu relações com Kanye West.

Uma parceria com

Atualmente é evidente que uma marca, o capital intelectual são essenciais para o sucesso de um negócio. 

Por conta dessa importância, faz-se necessário entender o conceito de ativo intangível.

Calma, vamos falar um pouco de contabilidade, mas apenas o básico. Não se preocupe:

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contáveis (CPC) n° 04 ativos intangíveis são recursos intangíveis que entidades adquirem ou investem em prol do negócio.

Alguns exemplos incluem:

  • Capital intelectual;
  • Direitos autorais;
  • Franquias;
  • Fundo de comércio adquirido;
  • Licenças, marcas e patentes;
  • Projetos e protótipos;
  • Desenvolvimento de tecnologia;
  • Receitas;
  • Softwares.

Em outras palavras, pode ser entendido por qualquer bem de uma empresa que não é de natureza física, ou seja, não pode ser tocado.

Assim, há uma relação entre propriedade intelectual e ativo intangível. A PI é um ativo intangível.

Uma marca ou patente, mesmo se registrada ou patenteada, não garante o sucesso do empreendimento.

É necessário ser muito diligente para que uma marca mantenha sua reputação. Cada campanha, ideia de marketing, as pessoas envolvidas devem ser analisadas, de modo que os reflexos não diminuam o valor de mercado de uma empresa.

Existem diversos cases de marcas que patrocinaram, fizeram joint ventures com determinadas pessoas e depois tiveram um grande prejuízo:

A Adidas, em outubro de 2022, interrompeu relacionamentos com o rapper Kanye West por conta de reiterados comentários misóginos e antissemitas. 

A marca e o artista tinham uma parceria para a criação e comercialização do tênis Yeezy.

A empresa afirmou que não tolera "antissemitismo ou qualquer tipo de discurso de ódio" e definiu a postura do cantor como "inaceitável, odiosa e perigosa".

Com este episódio e muitos outros, a importância desses ativos incorpóreos são evidentes, uma vez que o prejuízo por se associar a uma pessoa polêmica pode ser muito maior do que o valor imediato de prejuízo.

Além da questão relativa ao branding, contabilizar um ativo intangível tem uma relevância contábil, torna possivel:

  • Contabilizar os custos para fins de aferimento de lucros;
  • Provisionar no futuro os gastos com sua amortização.

A pergunta que fica é: como determinar ativos intangíveis na realidade 4.0?   

Ainda de acordo o Pronunciamento Técnico CPC 04, um Ativo Intangível pode ser assim considerado quando:

  • “For separável, ou seja, capaz de ser separado ou dividido da empresa, podendo ser negociado, vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado
  • Resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais;
  • For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade;
  • Puder ter seu custo mensurado com segurança.”

Você se sente preparado para assessorar marcas nesta realidade?

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Autores

Lucas Gouvea
Head de UX e Growth na Future Law